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Com comércio eletrônico em alta, como atrair o cliente para sua loja física?

Seja no mercado B2C, em que empresas vendem ao consumidor final, ou no B2B, em que os negócios ocorrem entre empresas, a tecnologia já é fator decisivo para as vendas. E com a pandemia, negócios realizados online cresceram ainda mais. Agora, em 2021, o desafio de atrair o cliente para a loja ou conseguir agendas presenciais para a apresentação de portfólio de produtos será ainda mais difícil. Segundo a Ebit-Nielsen, o mercado virtual crescerá 26% em 2021, desafiando ainda mais as vendas físicas.

E o momento é de reorganização. O valor de uma venda presencial continua e muitas vezes será esse contato olho no olho o responsável pelo fechamento de um negócio. No entanto, é hora de integrar na estratégia comercial ferramentas tecnológicas e desenvolver novos formatos de relacionamento com o consumidor.

No mercado B2B o desafio será não só a adoção de novas tecnologias, mas a mudança na atitude dos vendedores. Os representantes comerciais, por exemplo, precisarão adotar bom senso nas visitas presenciais e interagir em um universo diferente. Iniciar a venda através de aplicativos, apresentar portfólio e realizar reuniões online, além de usar o momento presencial apenas para fechar a venda e sanar dúvidas pontuais será cada vez mais comum. Também há a necessidade de as empresas criarem novos modelos de negócios, em que o cliente possa realizar seu pedido virtualmente, tornando o contato presencial um momento de encantamento, de valor. Assim, o consumidor vai entender que o olho no olho traz um diferencial para o relacionamento com aquele fornecedor.

No varejo, modelo clique e retire pode trazer oportunidades

Uma das tendências apontadas para as vendas em 2021 é a popularização de uma compra híbrida, em que o cliente adquire o produto online, mas retira na loja física. Além de adotar essa prática, as empresas podem aproveitar o momento para fortalecer o relacionamento com o consumidor.

O lojista, além de trazer a opção da compra virtual, pode preparar seu time de vendas para um atendimento diferenciado no momento da retirada. Oferecer produtos complementares ao adquirido, serviços que possam facilitar a vida do cliente e mantê-lo informado sobre oportunidades de compra será essencial para que o cliente retorne à loja.

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