Está em busca de uma contratação temporária? Então veja este dado: somente em 2019, o Brasil deve ter uma abertura de 570 mil vagas desse tipo, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).
Todos os anos, entre setembro e dezembro o país vive um momento de otimismo econômico, impulsionado pelas festividades e o 13º salário incrementando a economia.
Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, o sonho de transformar a contratação temporária em vaga fixa é comum. E eu reuni aqui neste post cinco dicas para que os profissionais possam buscar a tão esperada efetivação.
É comum que haja algumas efetivações após o período e essas oportunidades são dadas a quem se destaca. Mais do que formação técnica, são as habilidades comportamentais que fazem a diferença neste momento.
Confira o que fazer para se destacar e tornar a contratação temporária efetiva:
1 – Entenda a cultura organizacional da empresa
E envolva-se com ela. Se possível, pesquise previamente sobre a empresa e converse com quem já está lá para entender quais pontos são os mais valorizados pela gestão. Ter a atitude de “vestir a camisa” será essencial para chamar a atenção do seu líder.
2 – Não espere pelo treinamento
É muito importante que a empresa prepare o profissional temporário, mas nem sempre isso ocorre. Por isso tenha a iniciativa e proatividade de ir atrás das informações que precisa para executar bem o seu papel. Na Internet, por exemplo, existem diversos cursos e materiais gratuitos que podem lhe ajudar a melhorar sua performance. E aqui no meu site você pode encontrar diversas dicas.
Que tal baixar o Game de Vendas e testar seus conhecimentos? Também aproveite aquele momento no deslocamento de casa até o trabalho para ouvir meus podcasts.
3 – Deixe claro o seu compromisso com o negócio
E é fundamental mostrar isso em palavras e em ações. Fazer mais do que o básico que lhe foi solicitado, atender bem o cliente, mostrar que está disposto a fazer diferente são atitudes do perfil profissional que as empresas buscam.
4 – Peça feedback
Sempre que possível pergunte à sua liderança sobre o seu desempenho. Por ser um período curto de trabalho, uma conversa semanal rápida pode ser decisiva para a melhoria do trabalho e o resultado final.
5 – Comunicação e pontualidade
Tenha em mente que só é lembrado quem é visto. E isso vale tanto para ações positivas quanto negativas. Para transformar um emprego temporário em fixo, o encare como uma oportunidade já definitiva. Seja pontual e cordial, evite contratempos que chamem a atenção do seu chefe de forma negativa e se comunique. Questione, se integre, converse com os clientes e colegas. É assim que você irá mostrar que merece uma oportunidade e que vai fazer a diferença para os resultados do negócio.