shutterstock_595031060

A confiança catalisa a gestão

Na medida em que aumentam as expectativas com relação a possível retomada do mercado e consequente aquecimento das vendas, inúmeros são os momentos de insegurança e incertezas por parte dos gestores das empresas.

O fato de que muitos estão pela primeira vez enfrentando uma crise de tamanha magnitude e importância, o pouco tempo de estrada no que se trata a experiência de gestão, se somam a ansiedade de ter que ser a referência de sua companhia.

Este cenário é extremamente estressante e pode provocar a potencialização de algumas dificuldades em decorrência da falta de equilíbrio emocional. Manter a tranquilidade, preparar o corpo e a mente podem ser alternativas práticas e eficazes na busca pelo controle e retomada da confiança.

Aliás, a confiança nesta fase passa a ser um dos principais elementos catalisadores do processo de gestão. O gestor com confiança costuma demonstrar segurança para sua equipe até mesmo em momentos de percalços ou derrotas.

Confiar na própria capacidade e transmitir esta confiança para que os demais integrantes da equipe possam ousar, é premissa básica para que sejamos criativos, inovadores e atrevidos em nossas estratégias e decisões.

Sempre reforço de que o atrevimento quando associado com um sólido lastro de conhecimento, ajuda e muito os bons profissionais que desejam se diferenciar no mundo de tantos iguais.

Dividir as metas em pequenas tarefas ou submetas certamente será uma boa estratégia para que possamos aumentar o índice de nossa confiança na empresa, mercado e decisões.

Na medida em que estas etapas de construção da grande meta são superadas e devidamente comemoradas com a equipe, você inicia uma corrida mais segura e firme na direção da confiança e sucesso.

Existe uma metáfora na gestão que comenta a respeito de que precisamos dividir o elefante em pequenos pedaços para que o mesmo seja comido. Nosso elefante a ser comido muda de tamanho e nome a cada desafio, porém a metodologia para superar o obstáculo é a mesma, pedaço por pedaço, gradativamente e com confiança.

Não fuja ou desista quando surgirem desafios que lhe parecem imensos ou até mesmo insuperáveis.

Analise o cenário de maneira plena, considere todas as possibilidades, defina prioridades, divida o desafio e esteja preparado para derrotas e retomadas ao longo da trajetória.

Não tenha dúvida de que, na medida em que suas conquistas acontecem, sua confiança aumenta e catalisa sua performance na gestão de seus negócios.

44c5b7b28f35a594b9a72e26850a5455

Diferentes, porém muito similares

Vivemos uma era de busca constante por individualidade, singularidade, por ser único e pleno. As pessoas discursam de maneira entusiástica sobre sua personalidade, comportamento, anseios, expectativas e necessidades. Quando deixamos de lado a vida pessoal e observamos o ambiente corporativo e mercado, não percebo tamanha singularidade ou exclusividade no que se refere a maneira de pensar, agir ou empreender.

O mundo corporativo ainda causa desconfiança, medo e até mesmo aquela necessidade de seguir a tendência. O comportamento mais comedido, minimizando os riscos e até mesmo o atrevimento ainda impera. As “modas” surgem e os empreendedores de ocasião e pouca inspiração, seguem!

Alguns negócios se multiplicam de maneira assustadora, até esgotar quase que completamente o processo e aquela oportunidade vista como o Oceano Azul, rapidamente se torna um denso e agressivo Mar Vermelho.

A qualidade, serviço e a exclusividade passam a ser secundários e então voltamos ao ponto de origem onde o preço, muitas vezes elaborado sem a base adequada de análise, norteia o sucesso ou fracasso do empreendimento.

Queremos a individualidade e a singularidade em nossas vidas pessoais, mas seguimos a “manada” na hora de empreendermos. Os conceitos, as pesquisas de potencial de mercado e uma série de outras assertivas ferramentas para auxiliar no momento de elaborar um plano de negócio, passam para segundo plano quando existe aquela euforia e até mesmo ansiedade de surfar uma onda que muitas vezes já se transformou em marola.

Somos bombardeados por negócios que abrem e fecham mais rapidamente do que o tempo que levam para providenciar a documentação nas juntas comerciais.

Esteja mais seguro no momento de investir seu tempo e recursos economizados ao longo de anos. Não seja precipitado, tampouco influenciado por projetos que não possuem a consistência e estudos adequados para lhe conferir mais segurança no momento de empreender. Procure ajuda e não tenha receio em demonstrar suas dificuldades, pois se você não fizer antes, certamente elas serão potencializadas futuramente.