varejo -shutter

Três mudanças que estão em alta no varejo e como aproveitá-las em seu negócio

Se a tecnologia é essencial para a evolução do varejo, o uso dessas ferramentas no engajamento e na experiência do cliente é que farão dela um movimento assertivo. E eu acredito que existem três mudanças que estão em alta neste setor. Veja cada uma delas e como as empresas podem adotá-las:

1 – Marcas com propósito

É cada vez mais comum as pessoas optarem por consumir produtos de empresas com as quais se identificam. Isso não significa que para ter sucesso você precise definir um propósito que beira a ilusão, cheio de engajamento em causas que talvez não tenham muito a ver com o seu negócio.

Todo mundo sabe, lá no fundo, que o objetivo de uma empresa é gerar lucro, mas quando ela faz isso com mais transparência, deixando clara a origem de seus produtos, sua atuação ética e as causas que abraça ao longo da jornada, ela acaba chamando a atenção do cliente.

É isso que as pessoas procuram: empresas que deixem claro quais objetivos possuem além da venda. Essa identificação tem sido cada vez mais importante para a fidelização do público.

2 – Vendas físicas e online integradas

O crescimento das lojas pop-ups, que são pontos temporários de vendas e que servem para engajar o consumidor são apenas um exemplo de como os ambientes físico e online do varejo passam a ser cada vez mais integrados. Possibilitar que o cliente faça a compra online e retire na sua loja e vice-versa é um diferencial importante, pois dá ao consumidor mais poder de decisão sobre o seu processo de aquisição.

Outras questões importantes são as entregas personalizadas, que permitem um contato mais próximo com o consumidor e a possibilidade de troca em loja física. Tudo isso, com um bom planejamento e o uso de ferramentas de gestão, são ações possíveis para negócios de qualquer porte. É importante lembrar que o foco deve ser sempre a facilidade proporcionada para que o seu cliente efetue a compra.

3 – Foco na tecnologia

Soluções de CRM, apps de mensagens instantâneas, loja virtual, chatbots, autoatendimento. Usar sistemas que facilitem a rotina do consumidor é  essencial para o fortalecimento de um negócio. Segundo a Criteo, empresa global de tecnologia e marketing, os sistemas via smartphones respondem atualmente por 48% das vendas do varejo online.

Sites responsivos e soluções mobile não são mais diferenciais, mas ferramentas fundamentais. Use o Whatsapp de forma assertiva, deixe o seu consumidor resolver o que precisa através do smartphone, coloque-se à disposição para atendê-lo nestes novos canais de comunicação.

Em pleno 2019 é inadmissível que uma empresa obrigue o cliente a ir até a loja resolver alguma questão ou que atenda somente via telefone. Enquanto isso, seu concorrente ganha cada vez mais porque está atento às mudanças de mercado. Não abra mão do apoio de especialistas e invista em estratégias que garantam à sua marca a evolução necessária para o sucesso.

Tags: Sem tags

Comments are closed.