Convenção de Vendas

Quatro razões pelas quais sua convenção de vendas fracassa

Foram meses de planejamento, diversas pessoas envolvidas e um alto valor investido. Está
tudo pronto para a sua convenção de vendas e então bate a dúvida: será que as escolhas feitas
para este momento foram as melhores? Quais os resultados que teremos?
Muitas vezes, infelizmente, a convenção de vendas acaba sendo um verdadeiro fracasso.
Pouco engajamento, dispersão dos participantes, nenhum resultado nos próximos meses que
justifique os custos envolvidos.
Se esse cenário é familiar para você, sugiro rever o formato da sua convenção de vendas. Ela
pode ter uma das quatro razões abaixo, que fazem esse tipo de evento fracassar:

1 – Falta de foco

Esse é um problema comum quando o evento não é planejado com antecedência. Muitas
vezes os temas da palestra não conversam entre si e existe uma série de problemas que vêm
em seguida: falta de direcionamento ao longo do evento, dispersão dos participantes, sem
clareza para a tomada de decisão do profissional a partir dos pontos apresentados. Para evitar
esse tipo de problema é importante ter o tema previamente definido para então escolher
quem fará uso da palavra. Apresentação de resultados, novidades no portfólio e metas de
venda são temas que não podem faltar.

2 – Muito entretenimento, poucos negócios – e vice-versa

Uma convenção muito maçante acaba prejudicando a concentração dos participantes. Já
quando as palestras ou atividades são voltadas mais para o entretenimento do que para os
negócios, acaba não sendo produtiva. É importante mesclar momentos mais descontraídos

com temas mais sérios. Uma pausa entre uma apresentação e outra também é importante
para quebrar o ritmo e fazer com que os participantes retomem o foco. Uma dica é separar o
estilo de apresentações por período: de manhã traga os temas mais importantes e que exijam
mais concentração, que sejam mais “espinhosos”. Após o almoço intercale com temáticas mais
leves, atividades interativas e finalize o dia com uma palestra voltada à gestão de pessoas e
não aos negócios em si, por exemplo.

3 – Sem uma visão do mercado

Quando a convenção de vendas é realizada apenas com os próprios profissionais da empresa,
dá a impressão de que não há um estudo de mercado, uma visão do que acontece da porta pra
fora. Por isso, um investimento importante é contar com uma consultoria ou palestrante para
o evento. Uma visão de fora sempre traz peso para a convenção e ressalta a importância deste
momento para a empresa.

4 – Falta de clareza na apresentação das metas

Mesmo que sejam duras ou que possam gerar questionamentos, a convenção de vendas é o
momento ideal de se apresentar as metas estabelecidas. Elas devem ser repassadas de forma
clara. Importante destacar também como foi o estudo para se chegar aos números propostos.
Assim, a equipe vai entender que o desafio pode parecer difícil, mas foi definido porque a
empresa avaliou a capacidade da sua equipe e confia plenamente em seu time de vendas.

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